AS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM (LEARNING ORGANIZATIONS)
As organizações que aprendem são aquelas que procuram a mudança continua de forma a satisfazerem as suas necessidades e a dos seus clientes, através das maximização da aprendizagem individual, grupal, e organizacional.
· Aprendizagem Organizacional (processo pelo qual se detecta erros e procura corrigi-los)
A continuidade do processo detecção e correcção de erros com base em experiências passadas (memória), implica optimização de rotinas, o que implica uma maior rapidez de resposta, inibindo actividade e inovação o que pode ser bloqueio à própria aprendizagem organizacional.
Ex:
Análise e correção de erros Rotina de sucesso Rigidez de resposta
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Fase negativa de aprendizagem organizacional
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Ex: Aprendizagem Org. com perfeita interligação com a envolvente no sentido de lhe dar resposta com a maior eficácia.
1 - Análise e resolução de problemas 2 - Aprender com a própria experiencia
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACINAL
5 -Transferir o conhecimento no seio da org 3 - Experimentar novas abordagens
4 -Aprender com as melhores práticas
SISTEMAS DE AMÁLISE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Visa dotas os indivíduos de metodologias de diagnóstico de carácter científico, afastando-os dos perigos de análise rotineiro e assente em modelos passados.
As empresas têm com os seus erros e com os seus sucessos.
O fracasso funciona como feedback de que algo não está bem e indutar de medidas correctas para o sucesso.
Deve-se olhar para o exterior da organização e aprender com os concorrentes.
Em suma, as organizações que aprendem, procuram a melhoria contínua, que se traduz na insatisfação com os resultados alcançados e num clima organizacional sedento de perfeição.
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