quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMO TRANSMITIR A CULTURA AOS COLABORADORES

COMO TRANSMITIR A CULTURA AOS COLABORADORES


A cultura depois de institucionalizada é mantida viva através de actuações concretas que expõem os colaboradores.

Três (3) factores que são importantes no reforço da cultura:

· Métodos de recrutamento
· Actuação do gestor de topo
· Métodos de orientação e socialização


Métodos de Recrutamento


Ø Factor importante para organização pois tem que se escolher o melhor candidato que se adapte ao cargo a desempenhar e da sua adaptação e integração;


Actuação da Gestão Topo

Visão dos Fundadores ------ Processo Recrutamento ------Reforço da Cultura

Processo da Socialização


Ø Os candidatos devem estar de acordo com os valores da organização.


Actuação dos Gestores de Topo


Ø Os gestores de topo têm um impacto decisivo na consolidação da organização.

Ø Devem ser um exemplo a seguir na sua acção diária e uma fonte orientação e orientação dos demais colaboradores.

Ø Os colaboradores vêm um gestor um exemplo e tendem a seguir os seus comportamentos e tentam actuar de forma a conseguir e obter recompensas, promoções e reconhecimentos.


Ex:
Cultura da empresa
Comportamento dos Gestores Estrutura, Regulamentos, Politicas
Da Empresa (devem) Liderança – visão estratégica do negócio
Envolvente Externa, Concorrência, Legislação


Métodos de Orientação e Socialização


Ø Os métodos de Orientação e Socialização por parte da Organização dos novos colaboradores, é de extrema importância.

Ø As normas e comportamentos desenvolvidos dentro de um grupo não são de todo familiarizados pelos colaboradores, daí ser necessário dar esses conhecimentos desde o inicio para que se adaptem à cultura da empresa.

Ø Este processo chama-se Socialização (valores; cultura; normas; regulamentos).

Ø Desde o 1º dia o colaborador está em aprendizagem e em permanente socialização, uma vez que a dinâmica de grupo vai fazendo aparecer novas normas e comportamentos e a necesidade de rever e ajustar os novos desafios do negócio.

Ex: Processo de Socialização


Pré-encontro (documentação; criação de expectativas)

Ingresso (controlo e/a realizar; processo de orientação)

Ajustamento (identificação; compromisso; produtividade; interiorização; comportamentos e actuações)

Sem comentários:

Enviar um comentário