COMO TRANSMITIR A CULTURA AOS COLABORADORES
A cultura depois de institucionalizada é mantida viva através de actuações concretas que expõem os colaboradores.
Três (3) factores que são importantes no reforço da cultura:
· Métodos de recrutamento
· Actuação do gestor de topo
· Métodos de orientação e socialização
Métodos de Recrutamento
Ø Factor importante para organização pois tem que se escolher o melhor candidato que se adapte ao cargo a desempenhar e da sua adaptação e integração;
Actuação da Gestão Topo
Visão dos Fundadores ------ Processo Recrutamento ------Reforço da Cultura
Processo da Socialização
Ø Os candidatos devem estar de acordo com os valores da organização.
Actuação dos Gestores de Topo
Ø Os gestores de topo têm um impacto decisivo na consolidação da organização.
Ø Devem ser um exemplo a seguir na sua acção diária e uma fonte orientação e orientação dos demais colaboradores.
Ø Os colaboradores vêm um gestor um exemplo e tendem a seguir os seus comportamentos e tentam actuar de forma a conseguir e obter recompensas, promoções e reconhecimentos.
Ex:
Cultura da empresa
Comportamento dos Gestores Estrutura, Regulamentos, Politicas
Da Empresa (devem) Liderança – visão estratégica do negócio
Envolvente Externa, Concorrência, Legislação
Métodos de Orientação e Socialização
Ø Os métodos de Orientação e Socialização por parte da Organização dos novos colaboradores, é de extrema importância.
Ø As normas e comportamentos desenvolvidos dentro de um grupo não são de todo familiarizados pelos colaboradores, daí ser necessário dar esses conhecimentos desde o inicio para que se adaptem à cultura da empresa.
Ø Este processo chama-se Socialização (valores; cultura; normas; regulamentos).
Ø Desde o 1º dia o colaborador está em aprendizagem e em permanente socialização, uma vez que a dinâmica de grupo vai fazendo aparecer novas normas e comportamentos e a necesidade de rever e ajustar os novos desafios do negócio.
Ex: Processo de Socialização
Pré-encontro (documentação; criação de expectativas)
Ingresso (controlo e/a realizar; processo de orientação)
Ajustamento (identificação; compromisso; produtividade; interiorização; comportamentos e actuações)
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